Prefeitura busca parcerias para implantar acessibilidade a deficientes em praias e lagoas

Linhares tem uma população esclarecida, participativa. A sustentabilidade e a modernidade são dois eixos importantes do plano de governo do prefeito Guerino Zanon para construir uma cidade mais inclusiva e que respeita as diferenças.

Neste sentido, os secretários municipais de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, e de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Ivan Salvador Filho, conheceram na tarde da última terça-feira (17) o projeto Linhares Praia Acessível, apresentado pelo presidente da Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), José Geraldo Giovani.

O encontro aconteceu na sede da entidade, no bairro Interlagos, e contou ainda com representantes da Pestalozzi e Lar da Fraternidade. O projeto poderá ser implantado nas lagoas e praias do município já no segundo semestre deste ano.

Praia Acessível

De acordo com o secretário Ivan Salvador, inicialmente o Praia Acessível será montado na Praia das Três Pontas, a Lagoa Juparanã, e posteriormente estendido aos balneários, como Pontal do Ipiranga, já que a estrutura é móvel. Ele busca parcerias da iniciativa privada e dos governos estadual e federal para a aquisição dos equipamentos necessários como rampas, esteiras e cadeiras especiais para os portadores de deficiência.

Ele também iniciou o diálogo com uma faculdade particular do município para ter a presença de estudantes de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia envolvidos no projeto.

Prefeitura busca parcerias para implantar acessibilidade a deficientes em praias e lagoas

“Esse projeto vai tornar as praias e lagoas de Linhares mais acessíveis aos portadores de deficiência. Toda as políticas públicas adotadas pela secretaria terão essa visão, esse compromisso da transversalidade e inclusão. Linhares tem uma tradição com as instituições e entidades que atuam na área da pessoa com deficiência e o que a Prefeitura vai fazer é potencializar isso”, afirmou o secretário.

Para o presidente da Adefil, José Geraldo Giovani, o projeto é de extrema importância para proporcionar o resgate da dignidade humana e promover a sua inclusão na sociedade.

“O projeto vai proporcionar momentos de lazer para todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência e mobilidade reduzida. Muitas delas nunca entraram no mar e o projeto proporciona isso, bem-estar, lazer e prazer com a família”, destacou.

Prefeitura busca parcerias para implantar acessibilidade a deficientes em praias e lagoas
5 (100%) 1 vote

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *